Aprender a conhecer: Propõe levar a criança a aprender a aprender, exercitando sua atenção, sua memória e seu pensamento através de avanços e recuos entre o concreto e o abstrato. Também se devem combinar método dedutivo por um lado e indutivo por outro, sem perder de vista que o processo de aquisição do conhecimento nunca está acabado e pode enriquecer-se com qualquer experiência.
Aprender a fazer: Propõe ajudar a criança a por em prática, na vida diária, os conhecimentos adquiridos, assumindo, com autoconfiança e criatividade, a solução de problemas e desafios de acordo com suas necessidades.
Aprender a conviver: Propõe incentivá-la a se interessar por objetivos e projetos comum, de forma justa e honesta, como prestar ajuda aos mais desfavorecidos, participar de ações humanitárias e envolver-se em serviços de solidariedade. Enfim, por-se no lugar dos outros e compreender as suas necessidades e reações, respeitando a cultura de outros grupos étnicos ou religiosos.
Aprender a ser :subentende fornecer a criança referências intelectuais que lhe permitam compreender o mundo que o rodeia e comportar-se nele como autora responsável de sua realidade, comprometendo-se com sua situação de individuo, membro de uma familia e de uma coletividade, cidadã e produtora, inventora de técnicas e criadora de sonhos.
Educação: Um tesouro a Descobrir(UNESCO, MEC,Cortez Editora, São Paulo,1999).